PROJETO NA TEIA DA DONA ARANHA(Partilhado por Lídia Guimaraes)

Este  projeto foi  vivenciado no ano de 2008,  construído pelas crianças de 2 e 3   de uma creche municipal de São Paulo , na qual trabalho.
Ocorreu em um contexto de curiosidade infantil.Os pequenos queriam conhecer mais sobre as aranhas.
Este  "conhecer mais" foi explorado através de muitas linguagens(plástica, musical, teatral)
Essa é uma pequena mostra desse trabalho!
As crianças descobrem uma aranha no parque....

Inicialmente  fiz um levantamento  do que as crianças sabiam e do que elas queriam saber sobre as aranhas, registrando suas falas que me davam essas pistas.
Com o registro das dúvidas das crianças criei esse poema para trabalhar com a turma:

Dona aranha tá na teia
Na teia da Dona Vânia
Mais agora lhe pergunto
O que é Teia de aranha

Vendo a aranha no teto
Perguntei a vó Francisca
-A aranha morde ou pica?

Arroz, feijão, macarrão
É comida de bicho homem,
Mas uma vez eu pergunto:
- O que a aranha come?


Partimos para a pesquisa em livros, internet e perguntando as pessoas da equipe do CEI( Centro de Educação Infantil).
Com as informações levantadas elaboramos um texto.
Nas linguagens plásticas  representamos as aranhas que  pesquisávamos e conhecíamos ainda mais....




Utilizamos o retroprojetor  para fazer uma pintura coletiva gigante....


Expor o trabalho dos pequenos é uma forma de dar  significado  e valorizar-los. Quando isso é feito com eles a ação educativa ganha muito mais  sentido.Olha o orgulho das crianças  observando suas produções!

Para finalizar  fomos visitar o Museu de Arte Moderna(sugestão da coordenadora pedagógica)
As crianças apreciaram e fotografaram uma aranha gigantesca que estava em exposição na época.
Os pequenos  tirarem fotos  da obra de arte, foi uma forma de agregar  novas tecnologias ao projeto( no caso a câmera digital), com essa ação  permitimos  que os pequenos  expusessem seu ponto de vista através da fotografia.

Essa é apenas uma das fotos que as crianças tiraram!

Aprender sobre as aranhas foi uma escolha da turma, portanto esse projeto nasceu do interesse dos pequenos....






Como nascem os Projetos No CEI( Centro de Educação Infantil)





A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-1996), tendo como princípio constitucional, o  direito  a educação  desde o  nascimento e  o  entendimento da educação infantil como primeira etapa da educação básica(art.29),obrigou  os  municípios transferirem  a creche  do âmbito da assistência  social para  suas respectivas  secretarias de educação, transformando-as  em instituições educacionais.
Essa mudança trouxe consigo varias incertezas: Qual seria o novo papel da creche?O que ensinar?Como ensinar?
Pensar a educação da criança de 0 a 3 anos requer que profissionais e famílias tenham  total  clareza de  seus papéis entendendo que o desenvolvimento  da criança até 3  anos  envolve cuidados com  saúde, higiene, nutrição,aprendizagens, interações com adultos e crianças e com os objetos presentes em seu  meio físico e social.Para assegurar a criança pequena esse desenvolvimento pleno é necessário uma  formação profissional que atenda  as especificidades da mesma ,enxergando  suas competências motoras, afetivas, e cognitivas que  emergirão  se tal criança for  acolhida  por pessoas que interajam com elas reconhecendo  suas competências.
Nesse sentido  as práticas pedagógicas na creche  também precisam ser significativas  e amarradas a realidade e a cultura infantil.É importante pensar o papel dos projetos nessa etapa da educação infantil como desencadeador  de estudos, pesquisas e aprendizagens que considerem a criança  como protagonista de sua própria experiência, dando   significado e sentido  ao  que os pequenos descobrem e aprendem a cada dia.
Projetos  não  são um conjunto de atividades  elaboradas pelo professor para  as crianças , e sim  um conjunto de experiências pensadas  ,discutidas, e planejadas com os pequenos e para os pequenos.
Desta forma os projetos  podem surgir , tanto do imaginário  e do interesse infantil  como de práticas  institucionais, porém sempre levando em consideração as especificidades de  cada  grupo de crianças.
Não dá para simplesmente copiar um modelo e reproduzir: idéias  de como trabalhar determinado  assunto sempre somam em nossa prática , mais devem ser analisadas  e adaptadas  as singularidades de cada turminha.
Fica ai a dica!!!!

MUSICA (CRIANDO RITMOS E SONS)

Objetivo: Desenvolver  a criatividade das crianças, através da invenção de ritmos e sons.


Desenvolvimento.
Forma-se uma rodinha.O professor pede a uma criança que pense em um som do qual não gosta, depois pede para que a criança invente um movimento   para esse som. Todo o grupo repete o som e os movimentos  feitos pela primeira criança.
Agora  o professor repete todo o processo, trocando "o som que não lhe agrada" pelo " som que agrada".
Na segunda etapa da brincadeira uma criança inventa um gesto e um som livremente e todos  imitam. Agora o professor faz os gestos e as crianças inventam o som. Ex: passa a mão nos cabelos( as crianças devem produzir um som para esse gesto).
O professor pode agora cantar uma canção , em que as crianças vão criando sons e gestos para os fatos.
Ex: atirei o pau no gato.
Professor: Atirei o pau no gato( as crianças  criam gestos e sons para essa ação)
Dona Chica admirou-se( as crianças criam gestos e sons que tenham a ver com admiração)
Do berro que o gato deu( cria-se gestos e sons para o berro do gato)

Referência bibliográfica: ( mesmo do post anterior)

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