Leitura e Diversão.


Esse  livro conta a história de uma casa  aconchegante,gostosa e sonolenta,onde todos dormem.O livro encanta as crianças pela história  e também pelas gravuras  que chegam quase a falar com o leitor.
A repetição das frases sempre acrescentando um novo elemento permite  as crianças exercitarem a memória,  e anteciparem-se  nas falas, participando mais ativamente da história.
Este livro  nos  leva  para um mundo mágico, aconchegante e gostoso  em que gato , rato , cachorro , crianças, vovó todos dormem juntos, em harmonia.
Vale a pena ler para a turminha!!!

Deixando Marcas.

Usar   os pés para registrar  marcas! É ...isso pode ser realmente divertido para as crianças, mergulhar os pés em uma bacia de tinta e sair  deixando pegadas .Gostou? Então permita  que sua turminha experimente essa sensação.

Você vai precisar de:
Duas ou três bacias de tinta;
Água e sabão para lavar os pés;
Um bom espaço revestido de cimento para as crianças pisarem.

 Leve as crianças para a área externa de sua U.E( Unidade Educacional), proponha uma roda de história . Você pode contar a história do Chapeuzinho Vermelho.
Feito isso,provoque os pequenos: Quem sabe caminhar como o lobo?/Como podemos fazer para deixar nossas pegadas no chão?/ Vamos pela estrada a fora como a Chapeuzinho?
Deixe as crianças falarem.
Mostre  as bacias de tinta e continue:Podemos usar isso para deixar nossas marcas no chão?/Como podemos fazer?
Peça que as crianças tirem os sapatos, mergulhem os pés na tinta  e caminhem livremente.Deixe que elas percebam sozinhas o que está acontecendo.
Permita  aos pequenos vivenciarem essa experiência como desejarem...

IMAGEM RETIRADA DA INTERNET.
FONTE:Google imagens

Leitura e diversão...




Esse livrinho  reúne  personagens assustadores e mostra que a amizade é algo que vai muito além  das aparências.  é a história de uma menina que convida   seres assustadores  para sua festa(bruxa,cobra, lobo mau e até a Chapeuzinho vermelho).É perfeito para ser  lido e admirado pelas crianças pois além  de passar uma mensagem de amizade,possui ilustrações  grandes e riquíssimas.A  repetitividade das  frases    permite que as crianças  reforcem a memória e até consigam antecipar as falas das personagens.

É  sempre bom lê  a história  antes de levar para a turma!!!!


Pintando macarrão: Uma meleca gostosa....

Misturar tinta comestível no espaguete cozido e permitir que as crianças misturem a meleca com as mãos , pode ser uma  experiência sensorial rica e prazerosa para os pequenos....Então experimente!


Materiais:
5 pacotes de espaguete
Tinta de amido de milho

Como fazer a tinta:
Prepare como se fosse um mingau de amido de milho, coloque  anilina para colorir.
Você pode fazer de várias cores.

Macarrão:
Cozinhe o macarrão você pode pedir   a colaboração da equipe da cozinha de sua escola.

Realização da experiência.
Sobre  mesas forradas com  plástico de sua preferência coloque uma boa porção de macarrão e outra de tinta e deixe que os pequenos explorem como quiserem ...Registre esse rico momento com fotografias!
Essa  experiência é válida pela riqueza do processo, o produto final são crianças mais felizes e inteligentes!!!


Pode ser feito com  crianças bem pequenas e também com os maiores....

A linguagem plástica como manifestação da pequena infânica.





A arte assim como a música e as demais linguagens, permitem  que os seres humanos possam  representar a realidade.
As crianças pequenas  precisam  explorar e conhecer  instrumentos diversos que lhes permitam o fazer artístico, e assim a representação do mundo que a cerca. É importante trabalhar  com os pequenos técnicas  próprias da expressão plástica(modelagem,pintura,colagem, montagem, desenho).Quanto maior for o repertório de experiências  artísticas , mais autonomia as crianças terão  ao lidar com   a arte, desenvolvendo  habilidades motoras além do  aprimoramento de suas representações ao longo dos anos. No entanto a arte  enquanto linguagem não deve restringir-se  a simples  reprodução de modelos padronizados, antes deve ser tratada como um momento de criação e expressão infantil, respeitando  sua  singularidade e cultura. O adulto deve ser sensível e entender que o importante no fazer artístico infantil, é  a riqueza do  processo e não o produto final.

Pintura a dedo: Uma experiência sensorial divertida.

Tinta   com detergente.

Material:
Detergente
Tintas guache de cores variadas
Papel  colo set

Misture a tinta com detergente( a textura ficará fria e escorregadia)

Coloque uma porção de tinta em cima de um pedaço de papel;
Permita que as crianças espalhem a tinta com as mãos, cotovelos e dedos.
Deixe que as crianças lavem e sequem as mãos a qualquer momento.

Referências
Bassedas E.;Huguet T.;Solé I.; Aprender e Ensinar na Educação Infantil; Porto Alegre: Artmed(1999)

Kohl M;.Ramsey R.;Bowman D.; Iniciação  á  arte para Crianças Pequenas.Porto Alegre : Artmed(2005)

Imagem retirada da internet. FONTE: google imagens