Experiências com água?Os pequenos adoram!

                                                                                               (Trabalho partilhado pelas educadoras Lídia Guimarães e Viviane Domingues)





Brincar com água? Que criança recusaria essa pedida?No verão algo bem interessante  propor  para a turminha, são as experiências com água.
Ano passado eu e minha colega de turma(Viviane), elaboramos uma série de experiências com água, o resultado foi mais aprendizado, mais exploração e crianças mais felizes.

Primeira experiência.
Inicialmente, propomos uma exploração somente da água . Então procuramos um lugar amplo e  ao ar livre, pedimos autorizações dos pais  para  que todas as crianças pudessem participar sem restrições.Organizamos o local, com vários baldes e bacias  cheias de água,também uma  mangueira as crianças poderiam explorar aquele  ambiente como desejassem. Entravam na bacia, carregavam os baldes de um lugar para o outro , molhavam-se.Os pequenos adoraram e  envolveram-se somente no processo de brincar com a água, molhando-se.

Segunda experiência.
Nesse segundo momento,  organizamos o espaço da mesma forma ,contudo acrescentamos alguns elementos ,para observarmos as ações das crianças, frente aquela nova situação.
Então acrescentamos à brincadeira: funil, garrafas vazias, potinhos, pedaços de mangueira, peneiras, potes furados e sem furos.
Resultado: As crianças   já não somente molhavam-se mais experimentavam e   testavam hipóteses sobre aqueles objetos.Descobriam que com a peneira não era possível  transportar a água, que se colocassem água no potinho furado, ela logo desapareceria,encheram e esvaziaram garrafas.Enfim:exploraram, elaboraram e testaram hipóteses, aprenderam !

Terceira experiência

.
Nessa experiência, trocamos os potes, funis e peneiras, por objetos que afundavam e objetos que flutuavam (pedra, madeira, etc...)
Resultado:As crianças logo perceberam que alguns objetos afundavam e outros não, mais porquê?Suas carinhas de dúvida eram, motivadoras.
O que fazer com tantas dúvidas?
Pesquisar, descobrir respostas!

Realizado no ano de 2009com crianças de  2 anos e meio e 3anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário