Conta de novo, mãe!







Bem pessoal, já aviso de imediato que o texto que se segue não é meu.Porém resolvi publicá-lo no blog por considera-lo  interessante  , é uma dica de  leitura riquíssima.Aproveitem!
Ppode ser lido também no endereço seguinte: http://www.omepsp.org/articles/read-livro-conta-de-novo-mae_171.html

Livro da psicanalista Renate Meyer Sanches ensina como as histórias podem ajudar os filhos na difícil tarefa de crescer
Tornar-se mãe ou pai é um desafio. “Será que vou conseguir criar adequadamente esta criança” é uma duvida capaz de tirar o sono, principalmente na chegada do primeiro bebê. Não existem manuais que garantam um diploma de boa mãe ou bom pai ao fim da infância, mas é possível contar com alguns recursos que ajudam a diminuir a sensação de se estar sozinho diante de uma tarefa hercúlea.
Contar histórias nas quais os personagens passam pelas mesmas situações de conflito que a criança está vivendo pode ser uma ferramenta poderosa no processo de crescimento dos pequenos. “É claro que este recurso não é uma varinha mágica que resolve todas as dificuldades. Mas há conflitos que fazem parte da vida humana e se puderem ser trabalhados no momento em que acontecem, dando-se nome ao que está ocorrendo, um trauma poderá ser evitado”, afirma a psicanalista Renate Meyer Sanches, autora do livro “Conta de novo, mãe – histórias que ajudam a crescer”, lançado pela editora Escuta, especializada em livros de psicologia, psicanálise, psiquiatria e filosofia.
Com base em sua longa experiência profissional, de mãe e avó, Renate percebeu que as histórias que inventava, usando personagens fictícios para viver conflitos reais, traziam enorme alívio às crianças. Nestas histórias, a situação conflitiva e descrita e os sentimentos que ela provoca são explicitados, e sempre terminam com um final feliz. A chegada de um irmãozinho, por exemplo, pode provocar ciúme, raiva, medo de perder o amor dos pais, etc, e se manifestar como medo noturno, xixi na cama, desejo de voltar a ser amamentado pela mãe, etc. “Nomear estes sentimentos por meio de uma história, protagonizada por um personagem de ficção, e abrir caminho para que eles sejam vividos com menos angústia e não tenham que se manifestar como sintomas ou traumas”, afirma a psicanalista.
Nascer, descobrir-se alguém separado do outro, afirmar-se como uma pessoa, controlar os esfíncteres e a defecação, descobrir-se menina ou menino, suportar ser o terceiro numa relação, além de situações específicas como a hospitalização da criança, a morte de um dos pais, a separação do casal, são situações que podem trazer grande angústia e sofrimento e produzir sintomas de maior ou menor gravidade. Ao transformar esses conflitos em histórias, permitimos que a criança elabore esses sentimentos de maneira lúdica, como se estivesse brincando. “As histórias são um “objeto” que oferecemos a criança, assim como a boneca ou o carrinho. Este objeto permite que suas fantasias, seus temores e desejos proibidos sejam vividos de forma simbólica, o que pode impedir que ela tenha que vivê-los de forma concreta”, explica Renate.
Com 80 páginas e dez capítulos, Conta de novo, mãe ensina a identificar os conflitos mais comuns na infância e traz exemplos de histórias que podem ser relacionadas a estas situações. A necessidade de conversar com o bebê ainda no útero e os diversos momentos conflitivos no desenvolvimento normal da criança, passando pela imposição dos limites, a sexualidade infantil, ciúme, luto, separação e adoção, são temas abordados de modo didático, com base na psicanálise, e ilustrados com modelos de histórias.

2 comentários:

  1. Seu blog caiu do céu em minha vida!

    Estou justamente procurando conselhos de como lidar com meu bb!!!

    Até porque pretendemos ter outro logo logo e os ciúmes são inevitáveis!

    O livro mostrado me despertou uma curiosidade sem igual, que o procurei na internet e comprei!!!

    Estou muito feliz pelo que li e principalmente por ter achado um apoio para mamães num blog tão legal!

    Parabéns!

    =D

    ResponderExcluir