Todo esse processo é algo perfeitamente normal e costumeiro, contudo, a cada ano pensamos como tornar esse momento o mais agradável possível para nossas crianças, refletimos maneiras de receber os pequenos de forma ainda mais acolhedora rompendo as inseguranças que tomam as crianças e suas famílias.
Para os meninos e meninas que nunca frequentaram uma Instituição de Educação Infantil esse momento torna-se ainda mais sofrido o que exige uma maior sensibilidade por parte do educador, que pode contribuir de forma positiva orientando as familias e desta forma deixando-as mais seguras e tranquilas.
Durante o período de acolhimento acreditamos ser importantíssimo, estabelecer vínculos com as crianças e suas famílias.
Nesse momento tão delicado, o educador(a) poderá pensar atividades e experiências que possam deixar os pequenos confortáveis , seguros , felizes.
Em nossa unidade,realizamos um planejamento específico para a semana de adaptação, ou semana de acolhida(o último soa bem melhor).
Ai vão algumas delas que planejamos para os Mini-Grupos I(crianças de 2 a 3 anos).
Segunda-feira: Roda de conversa com música envolvendo os nomes.Com essa atividade as crianças poderão interagir restabelecendo vínculos.
Terça-feira: Brincadeira da geléia.Nesta experiência as crianças poderão criar movimentos com o corpo como se fossem uma geléia.
Quarta-feira:Roda de conversa com a caixa surpresa.Com esta atividade as crianças poderão reconhecer sua própria imagem no espelho.
Quinta-feira:Roda de conversa e de histórias com manuseio dos livros.
Sexta-feira:Pintura de rosto no parque , música.
Será que os pequnos vão gostar????
Profs. Lídia , Márcia, Viviane, Iracilene.
Gostei muito de todas as atividades e acredito que as crianças vão se envolver muito.Parabéns.Dri
ResponderExcluir