Como nascem os Projetos No CEI( Centro de Educação Infantil)





A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-1996), tendo como princípio constitucional, o  direito  a educação  desde o  nascimento e  o  entendimento da educação infantil como primeira etapa da educação básica(art.29),obrigou  os  municípios transferirem  a creche  do âmbito da assistência  social para  suas respectivas  secretarias de educação, transformando-as  em instituições educacionais.
Essa mudança trouxe consigo varias incertezas: Qual seria o novo papel da creche?O que ensinar?Como ensinar?
Pensar a educação da criança de 0 a 3 anos requer que profissionais e famílias tenham  total  clareza de  seus papéis entendendo que o desenvolvimento  da criança até 3  anos  envolve cuidados com  saúde, higiene, nutrição,aprendizagens, interações com adultos e crianças e com os objetos presentes em seu  meio físico e social.Para assegurar a criança pequena esse desenvolvimento pleno é necessário uma  formação profissional que atenda  as especificidades da mesma ,enxergando  suas competências motoras, afetivas, e cognitivas que  emergirão  se tal criança for  acolhida  por pessoas que interajam com elas reconhecendo  suas competências.
Nesse sentido  as práticas pedagógicas na creche  também precisam ser significativas  e amarradas a realidade e a cultura infantil.É importante pensar o papel dos projetos nessa etapa da educação infantil como desencadeador  de estudos, pesquisas e aprendizagens que considerem a criança  como protagonista de sua própria experiência, dando   significado e sentido  ao  que os pequenos descobrem e aprendem a cada dia.
Projetos  não  são um conjunto de atividades  elaboradas pelo professor para  as crianças , e sim  um conjunto de experiências pensadas  ,discutidas, e planejadas com os pequenos e para os pequenos.
Desta forma os projetos  podem surgir , tanto do imaginário  e do interesse infantil  como de práticas  institucionais, porém sempre levando em consideração as especificidades de  cada  grupo de crianças.
Não dá para simplesmente copiar um modelo e reproduzir: idéias  de como trabalhar determinado  assunto sempre somam em nossa prática , mais devem ser analisadas  e adaptadas  as singularidades de cada turminha.
Fica ai a dica!!!!

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